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Arte e geometria no Renascimento

Alberti

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Fig. 1.Palazzo Rucellai, Florença, c. 1460
Mesmo para um homem do Renascimento, Leon Battista Alberti (1404-1472) tinha um amplo campo de interesses. Frequentou uma escola em Pádua, onde estudou latim e grego, e depois prosseguiu a sua educação na Universidade de Bolonha, onde se dedicou ao estudo do direito. Deu uma atenção pouco habitual ao quadrivium das artes liberais, em especial à matemática e à óptica.[...] O seu amplo campo de interesses revela-se nas suas obras, que incluem uma comédia em latim, livros sobre filosofia, ética e aplicações práticas da matemática, e duas obras sobre arquitectura e pintura que se tornaram clássicas, Della Re aedifictoria e Della Pictura. Kirsti Andersen. The Geometry of an Art. The History of the Mathematical Theory of Perspective from Alberti to Monge.
Construção de Alberti Iremos na pág. seguinte começar por descrever o que Kirsti Andersen designa por “construção de Alberti”. Trata-se do primeiro texto do Renascimento a abordar a perspectiva linear embora não, obviamente, com essa designação. Está no tratado De Pictura (On Painting), escrito em 1435. Alberti imagina um objecto no espaço, um ponto de vista e o conjunto dos raios visuais — a pirâmide visual — que partem do objecto em direcção ao ponto de vista. Imagina ainda um plano — o plano da figura — situado entre o objecto e o ponto de vista. Alberti escreve então que a pintura será a intersecção da pirâmide visual com o plano da figura.

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