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Arte e geometria no Renascimento

Alberti

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 A observação seguinte sobre o Della Pictura, feita por J. V. Field ( The Invention of Infinity), é muito importante para orientar o nosso tratamento das propostas de Alberti: "a descrição de Alberti sobre perspectiva não é dirigida a artistas. Está apenas a descrever os principais aspectos de um procedimento aos que queriam compreender algo sobre ele. O mesmo é de facto verdadeiro em relação ao tratamento por Alberti de outros aspectos da pintura”.
 Na realidade, o que Alberti pretendia era encontrar um método para um pintor produzir, relativamente a um objecto, uma imagem (que designamos já por perspectiva linear do objecto) pintada num plano — plano da figura — que parecesse aos nossos olhos ser idêntica ao objecto original. Usaremos, uma representação em perspectiva cavaleira, , desconhecida na época: • um plano horizontal, representado por um paralelogramo, acima do qual estão os objectos a representar; • um plano vertical, representado por um rectângulo; será o plano da figura, para lá do qual estão os objectos a representar; • a intersecção dos dois planos, que designaremos por Linha Terra (LT)
Um objecto nesse espaço será por exemplo o triângulo ABC (linhas pretas); para definirmos a sua posição exacta no espaço devemos indicar as projecções horizontais A1B1C1 no plano horizontal. Representamos o pintor pelo par de pontos (O, Ft) , O de occhio e Ft de foot. Se unirmos por meio de rectas o ponto O e os vértices do triângulo ABC, e o ponto Ft e as projecções A1, B1 e C1 obtemos um conjunto de rectas e planos no espaço a que Alberti chama pirâmide visual relativa ao triângulo ABC e ao ponto de vista O. A intersecção da pirâmide visual com o plano da figura será neste caso o triângulo a vermelho A'B'C' , e será apelidada por Alberti pintura.

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