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Arte e geometria no Renascimento

Brunelleschi

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Cúpula da Catedral de Florença (c. 1420-36)

Os florentinos desejavam que a sua catedral fosse coroada por uma cúpula grandiosa,mas ninguém parecia capaz de cobrir o imenso espaço entre os pilares sobre os quais ela deveria assentar.

Quando Brunelleschi foi chamado para a construção de novas igrejas

e outros edifícios[...] decidiu adoptar o programa daqueles

que há muito tempo desejavam reviver a grandeza romana.

Viajou para Roma estudou e mediu ruinas de igrejas e palácios.[...]

O que pretendia era a criação de uma nova maneira

de construir, na qual as formas da arquitectura clássica

fossem utilizadas livremente para criar novos modos de harmonia e beleza.

E. H. Gombrich. The Story of Art

 Brunelleschi não publicou nada sobre os métodos geométricos relativos à perspectiva linear, embora não existam dúvidas sobre o facto de os ter estudado. Ficaram célebres dois painéis da sua autoria — referentes ao Batistério de Florença e ao Pallazzo Vecchio (ver pág. seguinte) — demonstrativos de métodos de representação, na pintura, de efeitos semelhantes aos da nossa visualização dos objectos no espaço. Os painéis em si já não existem, e a descrição que deles faz António Manetti é muito insuficiente para compreendermos os processos usados na sua construção. Martin Kemp inclui no seu livro The Science of Art um apêndice sobre os Painéis de Demonstração de Brunelleschi no qual procura descrever em que consistiriam esses painéis. Leon Battista Alberti, (1404-1472), arquitecto do círculo de Brunelleschi, dedica-lhe o seu livro Della Pictura, em que descreve os principais métodos da perspectiva linear, e tudo leva a crer que esta foi desenvolvida numa colaboração entre os dois.

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