contacto

eduardo.veloso@mac.com

Arte e geometria no Renascimento

Dürer

  pág.  1 2 3  4

Os grandes progressos e invenções  dos mestres Italianos do Renascimento causaram  uma profunda impressão

nos povos ao norte dos Alpes. Todos aqueles que estavam interessados no renascer da aprendizagem estavam habituados a olhar para a Itália, onde a inteligência e os tesouros da antiguidade clássica estavam a ser descobertos. Sabemos bem que em arte não  podemos falar de progresso  no mesmo sentido  em que falamos de progresso na aprendizagem.

Uma obra de arte gótica pode ser tão grande como uma obra de Renascimento. No entanto, era talvez natural que para as pessoas  daqueies tempos, ao  entrar em contato com  as obras primas do sul, a sua própria arte parecesse subitamente

  fora de moda e grosseira.  Existiam três  principais conquistas  dos artistas italianos que podiam distinguir. Uma era a descoberta da perspectiva científica, a segunda o conhecimento da anatomia   — e a terceira o conhecimento

das formas  clássicas de construção de edifícios, que  pareciam naquele período  representar tudo o que era belo e digno.

 

E. H. Gombrich. The Story of Art

 

 A lebre

 Albrecht Dürer foi o artista escolhido por Gombricht para representar a influência do Renascimento italiano sobre os artistas do norte dos Alpes e naturalmente a escolha não poderia ter sido melhor. Aconselhamos o leitor destas linhas interessado no tema deste website a pelo menos ler o capítulo do livro de Gombricht dedicado a Dürer, mas mesmo assim sentirá a impossibilidade de cobrir num único texto a relevância da sua vida e obra. No que nos diz respeito, iremos procurar apenas o apoio de Dürer na compreensão da perspectiva linear. Aconselhamos a leitura do artigo da Enciclopédia Britânica sobre Dürer.

 1

..

..