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Arte e geometria no Renascimento

Dürer

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 No seu livro Instruction Sur La Manière De Mesurer Dürer apresenta esta figura como representativa da perspectiva linear, sem as letras P, A, F, R, M e O que nós acrescentámos. É por meio desta gravura (com um "pintor" e um "ajudante") que Dürer nos quer mostrar em que consiste a perspectiva linear: 1. Um prego na parede O (do italiano occhio) que nós designaremos por ponto de vista. Pretende representar os olhos do verdadeiro pintor que pretendesse desenhar o alaúde. Estamos a supor que o ponto de vista pode ocupar diversas posições sobre a parede. 2. Uma moldura rectangular vertical M que o "pintor" pode deslocar sobre uma mesa, aproximando-a ou afastando-a do ponto de vista (ver descrição da moldura mais à frente).

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3. Um alaúde A sobre a mesa. 4. Um fio esticado F desde o ponto de vista O até um ponto do alaúde (missão do "ajudante", de pé). 5. A moldura M comporta duas hastes H1 e H2, uma horizontal e outra vertical, que o "pintor" pode deslocar paralelamente aos lados do rectângulo. 6. Um rectângulo de madeira R (contendo uma folha de papel) com as dimensões do interior da moldura, que está ligado e roda em torno de um dos lados verticais da moldura, podendo o "ajudante" fechar e abrir a moldura deixando as hastes H1 e H2 do lado do "pintor".

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