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Arte e geometria no Renascimento

Introdução

. O presente trabalho destina-se a ajudar os professores de Matemática que pretendam trabalhar com os seus alunos temas de matemática e da sua história dizendo respeito às relações muito importantes que durante o período do Renascimento se desenvolveram entre arte e geometria. Será utilizado um programa de geometria dinâmica (The Geometer’s Sketchpad) que não só servirá para construir as figuras como poderá ajudar os leitores a visualizar melhor as construções geométricas e a experimentar por si próprios — com este software ou outro equivalente — essas construções. Existem diversos e magníficos livros com as mesmas finalidades do texto que aqui publicamos e que nos serviram de apoio na consecução deste projecto. Eles serão referenciados múltiplas vezes e os leitores interessados neste tema deverão adquiri-los ou consultá-los. Aconselhamos sem hesitação The Invention of Infinity, de J. V. Field. A autora descreve e analisa as experiências de alguns artistas do Renascimento nas suas tentativas para encontrar uma nova visão das pessoas e objectos que os rodeavam ou que imaginavam, de acordo com a sua cultura, num sentido amplo e profundo do termo, construindo assim, pouco a pouco, o sistema de representação que foram intuindo, ou seja a perspectiva linear. Tendo em atenção os destinatários deste nosso website (professores e alunos do ensino secundário), seguimos no entanto um caminho diferente: interpretamos as descobertas e processos dos artistas do Renascimento em termos dos avanços que a geometria experimentou. A geometria projectiva de Desargues e Poncelet, a geometria descritiva de Monge e a perspectiva cavaleira são os fundamentos para essa compreensão.

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