contacto

eduardo.veloso@mac.com

Arte e geometria no Renascimento

Masaccio

  pág. 1 2

 Masaccio. Sant. Trindade.

A figura mostra uma das primeiras pinturas que foram feitas de acordo com as regras matemáticas  (da perspectiva linear).

O artista que  a pintou foi Masaccio (1420-28). Deve ter sido um génio extraordinário, porque sabemos que morreu aos 28 anos, e que entretanto já tinha feito uma verdadeira revolução na pintura.   Esta revolução não consistiu apenas na técnica da pintura em perspectiva, embora por si mesmo isso já deve ter sido espantoso de início. Podemos imaginar como ficaram estupefactos quando esta pintura mural foi destapada e parecia ter feito um  buraco na parede através do qual podiam observar uma capela fúneb estilo moderno de Brunelleschi. Mas talvez ainda mais admirados pela simplicidade e grandeza das figuras que eram enquadradas por esta nova arquitectura.

E. H. Gombrich. The Story of Art

 

 Tal como Donatello, Masaccio era amigo de Brunelleschi e utilizou nas suas pinturas a perspectiva linear. Quem entrasse pela primeira vez na igreja de Santa Maria Novella, em Florença, ao olhar para o fresco Santíssima Trindade, julgaria que estaria na presença de uma capela lateral, devido ao uso da perspectiva linear. Na página seguinte, o leitor pode ver um outro fresco notável de Masaccio, O Tributo, uma das obras de um conjunto notável existente na Capela Brancacci, na Igreja Santa Maria del Carmine, também em Florença. Incluímos também cópias dos dois frescos sobre as quais estão traçadas rectas ortogonais ao plano da figura, que convergem para a projecção ortogonal do ponto de vista sobre o plano da figura (para mais detalhes sobre este ponto. veja as páginas dedicadas a Alberti ou o apêndice sobre a perspectiva linear). Está claro que os resultados obtidos ao analizarmos o comportamento
das rectas ortogonais pode ser enganador ao ser feito em pequenas fotografias e não sobre as próprias pinturas. No livro de J. V. Field, que já recomendámos aos leitores interessados em aprofundar os seus conhecimentos sobre a revolução pictórica do Renascimento, todo um capítulo de 18 páginas é ocupado no estudo que a autora e outros colegas fizeram, usando andaimes, sobre os traçados geométricos usados por Masaccio neste fresco.

1

..

..

1