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Arte e geometria no Renascimento

Piero della Francesca

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O sonho de Constantino, c. 1460

Os artistas medievais não tiveram em conta a luminosidade. As suas figuras planas não projectavam sombras.

Masaccio foi um pioneiro a este respeito [...]. Mas nenhum  viu as imensas possibilidades deste aspecto tão claramente como Piero della Francesca. Nesta pintura, a luz não só ajuda a modelar a forma das figuras

como  é de igual valor para a perspectiva, ao dar a ilusão de profundidade. O soldado perfila-se como uma sombria silhueta em frente da brilhante iluminação da tenda. Sentimos  a distância que separa os soldados do degrau onde está sentado o guarda, cuja figura , por sua vez, sobressai devido ao feixe de luz que  emana do anjo.

Somos levados a sentir a curvatura da tenda e o espaço que ela encobre tanto por causa da luz como pela utilização da perspectiva linear. Mas Piero usa a luz e a sombra para levar a cabo um ainda maior milagre,

criando a misteriosa atmosfera desta cena na profundeza da noite, quando o Imperador

teve a visão que viria a mudar o decurso da história.

 

E. H. Gombrich. The Story of Art

 

 Piero della Francesca (1416?-1492) foi simultaneamente um grande pintor e um grande matemático do início do Renascimento, embora em diferentes épocas dos séculos que se se seguiram a sua obra fosse diferentemente apreciada, num ou noutro sentido. Para os professores de matemática que porventura estejam a ler estas páginas, e queiram trabalhar

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com os seus alunos as relações entre arte e geometria, a sua obra matemática e artística pode fornecer alguns materiais importantes. Piero della Francesca era de uma família rica de Sansepolcro, deve ter aí frequentado uma escola de ábaco, mostrou habilidade para a matemática (de acordo com Vasari) e poderia ter prosseguido os seus estudos nessa via. No entanto, seguiu a via da arte. É desconhecida a sua fase de aprendiz, mas sabe-se que em 1439 trabalhou com Domenico Veneziano, que estava encarregado da pintura de frescos para o hospital de Santa Maria Nuova em Florença, onde o estilo inicial do Renascimento começava a desenvolver-se. É o pintor do Renascimento mais importante para estudar as relações entre arte e geometria. Recomendamos a sua obra De prospectiva pingendi e Piero della Francesca, A Mathematician's Art de J. V. Field (ver bibliografia).

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